Livro eSport vs Direito

UM LIVRO QUE VAI REVOLUCIONAR O SEU JEITO DE PENSAR

Conheça um pouco sobre o nosso livro

O presente trabalho, coordenado por Caroline Moura Maffra e Victor Targino de Araújo e com o apoio Institucional da Associação Brasileira de Gamers, pode ser considerado como a mais completa obra coletiva acerca do tema eSports.

Com o título “eSports X Direito”, a 1ª edição contará com a presença de 28 profissionais das mais diversas áreas de atuação como, por exemplo, advogados, magistrados, jornalistas, CEOs, publicitários, empresários, psicólogos e treinadores; e, todos, envolvidos diretamente com o eSports.

O livro não aborda apenas questões jurídicas, mas também transcorre pelos tópicos mais relevantes que envolvem o mercado de eSports e de videogame que, segundo a NewZoo – maior consultoria no mercado de Videogames do Mundo – é um mercado que cresce de forma acelerada. Nesse sentido:

 “As receitas globais de eSport crescerão para U$ $1.084 milões em 2021, ano a ano um crescimento de mais de 14,5%, acima dos $947,1 milhões em 2020;

Em 2021, $833.6 milhões em receitas de 75% do mercado total virão de direitos de média e patrocínio. Isso aumentará para US $1.185 milhões até 2024;

A Audiência globas de jogos ao vivo atingirá 728,8 milhões em 2021, crescendo mais de 10,0% a partir de 2020. Vai crescer ára 920,3 milhões em 2021 cum CAGR de mais de 9.2%. e que,

Globalmente, o público total de eSport crescerá para 474,0 milhões de pessoas em 2021 um crescimento ano a ano de mais de 8,7%. Entusiastas de eSports representarão 234 milhões e este número cresce mais de 8,7% anos a ano.” [1]

Não é à toa que a cada ano os campeonatos mundiais batem recordes de audiência como, por exemplo, o Free Fire World Series 2021 realizado em Singapura em que, mesmo sem público presente em razão da pandemia, atingiu o patamar de 5.4 milhões de espectadores online simultâneos, conforme levantamento realizado pela Esport Charts[2].

Ficou interessado? O que você está esperando para começar esse jogo?


[1] https://platform.newzoo.com/reports/gemr/free/report-preview  acesso em 31.05.2021 às 08:40

[2] https://www.diarioonline.com.br/entretenimento/games/655736/mundial-de-free-fire-bate-recorde-de-audiencia  acesso em 31.05.2021 às 10:06

Sobre os autores

Caroline Moura Maffra

Advogada. Formada pela Fundação Armando Álvares Penteado; Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Direito Empresarial do Trabalho pela Fundação Getúlio Vargas; Mestre em US Law pela Fordam University, em Nova Iorque, US; Mediadora pela Cornell University em Nova York, US; Executive LLM pelo CEU Law School; Pós Graduada em Liderança e Tecnologia pela Fundação Getúlio Vargas; Atualmente cursa Pós Graduação em Gaming & eSport Industrial Essentials pela Fashion Institute of Technology, US. Fundadora do Moura, Bonato Sociedade de Advogados, responsável pelas áreas Trabalhista e Desportiva; Presidente da Associação Brasileira da Associação Brasileira e Gamers. Membro da Internacional Society of Female Professionals

Victor Targino de Araújo

Advogado. Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Pós-graduado em Direito Desportivo pela PUC-SP e Master em Gestão Desportiva e Direito pelo ISDE, em Barcelona, ES. Foi advogado do Corinthians, do Santos e, hoje, exerce a função de Legal, People & Strategy Advisor na Netshoes Miners, equipe de esporte eletrônico e atua nas áreas trabalhista e desportiva do escritório GGAC. Professor no curso de formação de intermediários da CBF Academy; na Pós-graduação em Direito Desportivo do CEDIN; na Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; além de ser Professor Convidado na Faculdade de Direito da Taras Shevchenko University, da Transnístria. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; da Comissão de Apostas Desportivas da Academia Nacional de Direito Desportivo Jovem e da IBA Académie du Sport.]

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